16 de fevereiro de 2011

Curso FORMATAÇÃO DE PROJETOS II

Cubatão oferece curso gratuito de Formatação de Projetos Culturais

 
Os 40 participantes vão aprender a elaborar projetos para concorrer em editais públicos, prêmios e captar recursos
 
Cubatão tem saído na frente quando o assunto é Cultura e o fornecimento de qualificação nesta área. Desta vez, a Secretaria de Cultura (Secult) oferece Curso gratuito de Formatação de Projetos – editais, leis de incentivo e prêmios. As inscrições podem ser feitas até 4/3 na Biblioteca Municipal (Av. Nove de Abril, 1977). São oferecidas 40 vagas e as aulas vão ser realizadas na própria Biblioteca, três vezes por semana, das 19h às 22h. 
 
De acordo com a escritora Viviane Veiga Távora, professora do Curso, os alunos vão aprender a elaborar projetos culturais e a maneira de apresentá-los para concorrerem em editais públicos, captar recursos através das leis de incentivo e vencer prêmios. O curso é dirigido às mais diversas expressões com dança, literatura, teatro, música, circo, moda, entre outras.
 
O objetivo é preparar os artistas e produtores culturais para que obtenham apoio financeiro do governo, participando de editais e prêmios. Mas a professora avisa que o segredo para ter um projeto aprovado não é apenas a maneira de apresentá-lo e, sim, a qualidade do trabalho. “Este produto pode ser um livro, uma peça, um conjunto integrado de ações. Não adianta você ter um ótimo projeto formatado se sua arte não é de qualidade”, afirma Viviane. Ela diz ainda que para elaborar um plano de maneira convincente existem alguns segredos, mas o principal é prestar atenção às exigências do Edital ou Prêmio em que está se inscrevendo, e promete abordar o assunto durante o Curso.
 
Experiência de sobra – Viviane Távora foi escolhida como a palestrante por conta da sua larga experiência na área. Pedagoga, produtora cultural e escritora, desde 2008 ela participa de editais, obtendo sucesso em grande parte deles. Em 2010 ela foi contemplada quatro vezes, em âmbitos estadual e nacional (II Concurso Literatura para Todos, Prêmio Mais Cultura de Literatura de Cordel). Um dos incentivos foi o Proac, Programação de Ação Cultural do Estado, que permitiu à autora a publicação do livro “Mareliques da Praia-Louca”, que será lançado dia 25/3 às 15h na Biblioteca Municipal.
 
Serviço
Curso gratuito de Formatação de Projetos – editais, leis de incentivo e prêmios
Inscrições até 4/3
Local: Biblioteca Municipal – Av. Nove de Abril, 1977
Informações: 3361-6844
 
Texto: Morgana Monteiro
Fonte: www.cubatao.sp.gov.br

Nenhum comentário: