29 de junho de 2011

varal de surpresa ainda indefinida

Pra mim foi uma supresa ter sido uma das selecionadas para o Mapa Cultural Paulista 2011/2012 da minha cidade, Cubatão. Não me espantaria se alguém gostasse do meu poemeto. Eu gosto dele:

seus olhos
bolhas de sabão
onde escondo
meus sonhos
pluft!

O meu espanto, a minha surpresa ainda indefinida (por não saber se boa ou ruim), foi ter sido escolhida na categoria Crônicas, com uma crônica maluquinha, maluquinha, como são meus limeriques: CRÔNICA(S)EMPÂNICO. É a minha primeira!!!

Como dei sorte no primeiro poema oficial, que transformou-se no livro PÉ DE ALGUMA COISA PEDE OUTRA e ganhou concurso nacional, e será publicado com 600 mil cópias, e teve apresentação de Carpinejar e comentário de Dr. Ezequiel Theodoro da Silva... vai que dá, né?

Enfim, tô lá, seja o que Deus quiser e aos jurados aprouver!

Notícia do www.cubatao.sp.gov.br


Cubatão já tem os vencedores do Mapa Cultural 
 
Postado por Departamento de Imprensa   
Ter, 28 de Junho de 2011 17:13
Doze nomes foram selecionados para representar a cidade na fase regional do Festival


Mais de 30 artistas inscritos entre músicos, bailarinos, poetas, artistas plásticos e atores: a fase municipal do Mapa Cultural Paulista foi uma grande festa, reunindo o movimento cultural cubatense. Em três dias de seletiva, os artistas tiveram a oportunidade de mostrar à comunidade todo seu talento. O resultado com os nomes dos vencedores foi revelado neste domingo (26/6), no Bloco Cultural.

Agora, os 12 nomes selecionados em Cubatão seguem na disputa regional, onde vão competir com representantes das outras oito cidades da Baixada Santista. Esta edição do Festival foi recheada por doces supresas. Na escolha dos vencedores no segmento Literatura, os jurados fizeram uma mesa-rendonda e trocaram ideias com os participantes. Neste segmento, foram selecionados autores em Conto (Bobo Plin, com “Senhorinha do Amor”), Crônica (Viviane Távora, com “Crônica(s)empânico”) e Poesia (Carlos Roque, com “Matilha”; Leonardo Só, com “Pássaro vadio” e Roberto Faccoro, com “Esperando o Canal 6”).

Um dos segmentos mais disputados foi o de Música Instrumental, com cinco equipes inscritas. O vencedor foi o Grupo “Cartoons”, formado por músicos da Banda Marcial de Cubatão. Com uma formação dedicada à difusão de temas de desenhos animados e games, o sexteto formado por jovens instrumentistas arrancou muitos aplausos, durante a seletiva, no último fim de semana. Na seletiva de Teatro, o escolhido foi o ator Fabiano di Mello, com a peça “O Vendedor”.

Já a seletiva de Dança reuniu três importantes grupos da cidade. A Cia de Dança da Sinfônica ficou com o bicampeonto – já que também foi a escolhida na edição 2009 do Mapa. Desta vez, conquistou o espaço com a coreografia “Golden Days”, que também será destaque no Festival de Dança de Joinville, em Santa Catarina, considerado o maior do gênero no mundo.

No segmento Artes Plásticas, sete pessoas inscreveram suas obras. Os escolhidos foram Marco Tuin, com o óleo sobre tela intitulado “Janela do meu Brasil”, e Laura Neyde com a obra “Doença na sociedade”. A artista fez um adendo ao combate à exploração sexual infantil, utilizando materiais inusitados como betume, colagem de papéis, aquarela.


O Coral Zanzalá foi o representante de Canto Coral, representando Cubatão pela terceira vez consecutiva. Em duas edições (2007 e 2009), o Grupo Artístico também ficou com a vaga de representante regional. No segmento Vídeo, foi escolhida a obra de ficção “Uma vida dissabor”, de Dilson Mato Grosso e Henrique Ramos.

Antônio Simões, coordenador do Mapa Cultural em Cubatão, atribui o sucesso do Festival na cidade à constante participação dos artistas. “Mais uma vez, integramos o Festival com representantes em todos os segmentos propostos do Mapa. Para a cidade isso é muito bom e reforça nosso potencial na área cultural”, afirmou. De acordo com Simões, pelo menos mil pessoas, entre artistas e público, participaram dos três dias de seletivas. Este ano, Cubatão sediará a etapa regional do segmento Música Instrumental. A escolha está marcada para o dia 11 de setembro, no Bloco Cultural.

Texto: Morgana Monteiro   
Foto: Henrique Ramos
Link para fotos
20110627-SECULT-Mapa resultados-MM

Nenhum comentário: