1 de março de 2011

LPT no Dique II

SEMANA PASSADA FOI PURA POESIA

No projeto Literatura Para Todos no Dique, começamos com o pé direito, o pé da poesia. E foi assim, pé ante pé, que lemos, brincamos e cantamos os poemas de quatro livros da I Coleção Literatura Para Todos, criada pelo MEC:

 


22/02/2011


Lemos poemas dos livros: Entre as Junturas dos Ossos, Caravela, e Batata Cozida Mingau de Cará. Muitas das participantes estavam tendo o primeiro contato com a poesia visual e a Tradição Oral naquele dia! Sem dúvida, os poemas que mais agradaram às participantes foram os da Eloí Bocheco, pela proximidade com a origem delas. Enquanto nos deliciávamos com os poemas, elas lembravam de cantigas de rodas e as cantavam.


Depois da leitura, colocamos a mão na massa - literalmente - e reconstruímos a poesia que ficou em cada uma de nós através de um trabalho manual:

 
Terminamos o nosso primeiro encontro com a leitura de mais poesia. Porque beleza nunca é demais!






24/02/2011

O segundo encontro do projeto Literatura Para Todos no Dique foi gostoso demais! Teve cheirinho de fruta madura colhida no pé... A leitura ficou por conta do livro Abraão e as Frutas, da I Coleção Literatura Para Todos, do MEC.



Juntas, lemos o livro inteirinho. E quando acabou ficou aquele gostinho de quero-mais. Por isto, resolvemos matar saudade dos poemas comendo as frutas de que eles falavavam: manga, melancia, pêssego...












Antes de comê-las, porém, improvisamos uns versinhos criados por cada uma para a fruta que mais gostava. 











No final das contas, cada participantes ganhou os 4 livros e serão multiplicadoras de um prazer indescritível: ler poesia!


Tudo isto aconteceu com este apoio aqui, ó:



Nenhum comentário: