21 de maio de 2011

LPT no Dique VII

ATUALIZAÇÃO DO PROJETO LITERATURA PARA TODOS NO DIQUE

As coisas andaram bem agitadas por aqui e no projeto. O número de participantes aumentou e nós estamos na reta final. Como o negócio está muito bom, decidimos por nossa conta prorrogar as atividades oficiais por mais um mês. Veja o que aconteceu até aqui:

DEPOIS DAS CRÔNICAS, RELEITURA

Na semana de 28 de março,  levamos todos os livros já lidos para nosso encontro. Até lá, tinham sido 7 livros lidos (Entre a Juntura dos Ossos, Batata Cozida Mingau de Cará, Caravelas - Redescobrimento, Abrãao e as Frutas, Cabelos Molhados, Tubarão com Faca nas Costas e Cobras em Compota). Quem não tinha lido 1 só livro inteiro em toda uma longa vida, leu 7 livros em pouco mais de 1 mês! É o milagre da Literatura!

Lila, que nos contou ter montado uma prateleira para receber os livros que ganha a cada encontro!

Então levamos todos os nossos livros, folheamos novamente, relemos o que foi mais significativo para nós. Relembramos que em média o brasileiro lê 1 livro por ano e que nós já havíamos ultrapassado aquela marca no nosso primeiro encontro.

Foi um dia de muita alegria, porque elas ainda não tinham se dado conta do que estava acontecendo ali, toda terça e quinta, no local onde algumas trabalham: elas caminhavam para se tornarem leitoras, não mais neoleitoras!


LEITURA SUGERIDA

Ainda na mesma semana, no dia 31 de março, fizemos a leitura do livro MENINOS DO MANGUE, de Roger Mello - Companhia das Letras, sugerido pelas participantes do projeto. O nome do livro é bastante significativo para a realidade do Ponto de Cultura Arte no Dique criado para atender à necessidade de crianças, jovens e adultos que moram no Dique da Vila Gilda, um bairro de Santos/SP que parcialmente vive sobre palafitas.


O livro foi sugestão da Lila que durante o dia viu o livro com uma das professoras do Ponto de Cultura. Durante o dia mesmo, e sozinha, ela leu uma das histórias, ficou encantada e trouxe para nosso encontro!

A cada história um suspiro, uma gargalhada, uma reflexão, uma redescoberta! Isso mostra o quanto os livros não deveriam ser separados em faixas etárias dos leitores. Livro de criança e livro de adulto? Que nada! Todo livro é pra quem quiser viver, ser feliz e sonhar!


Nenhum comentário: