22 de julho de 2011

varal da semana

SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA FEIRA - MENOS SÁBADO DOMINGO

Eu visito sua solidão de segunda a sexta feira, em horário comercial, com ruídos e papel, alcalino borrado de enigmas. É via de uma só mão e ininterrupta. Ele não se reconhece solitário, é populoso. E mal se identifica. Abstrai-se de qualquer externo; muro, chão ou vala. É uma rocha flexível. E eu visito sua solidão de segunda a sexta feira, impreterivelmente.

9 de julho de 2011

LPT no Dique XIII

VIAGEM NO TEMPO COM MADALENA!

No dia 10/05/2011, assim que apresentamos o novo livro a ser lido - MADALENA, de Cristiane Dantas - as participantes do projeto começaram a cantar:

"Madalena, Madalena, você é meu bem querer, eu vou falar pra todo mundo, vou falar pra todo mundo que eu só quero é você..."

Enfim, uma cantoria daquelas bem regada à gargalhada!

Depois que os ânimos voltaram para o livro, iniciamos explicando mais uma vez o gênero literário conhecido como Novela, diferente daquilo que entendemos como novela televisiva.



Depois de começarmos a leitura de dois capítulos, elas foram chamadas a perceber uma sutileza da autora ao escolher para título de cada capítulo o nome de uma personagem da vida de Madalena que tenha marcado um período específico. Ou seja, Cristiane à medida que nos apresentava personagens da vida de Madalena, nos contava sua vida. Um delícia de ler. E não sou eu que estou dizendo isso. Porque, com certeza, este foi um dos livros preferidos da maioria delas!

Continuamos e terminamos a leitura do livro no dia 17/05, pois no dia 12/05 o Ponto de Cultura Arte no Dique recebeu a ilustre visita de Moraes Moreira com um show.

Neste dia (17/05), terminamos a leitura da Novela. Algumas já tinham lido em casa e diziam durante a leitura: "Calma, calma, vocês vão ver o que vai acontecer... espera!". E assim foi, lemos tudo e não podemos negar nosso coração partido no final do livro. Triste e delicioso!

Já no dia 19/05, nós fizemos uma atividade bem divertida. Cada uma deveria pensar em um determinado período de sua vida que tinha sido marcada por uma pessoa específica e narrar este período sempre tendo essa pessoa como referência! Essa atividade rendeu muita história, muita emoção, saudades e gargalhadas!


3 de julho de 2011

LPT no Dique XII

POESIA, CONTO, NOVELAS, CRÔNICA e...

... CRÔNICA FALADA...

Depois do feriado da Semana Santa, voltamos a nos reunir. Ficamos com saudades! No dia 26/04, relembramos todos os gêneros literários conhecidos até aquele momento: POESIA, CONTO , NOVELA e CRÔNICA. Depois, lançamos o desafio para as participantes; "escrever" sua própria crônica. Elas que já tinha produzido poemas e que, ao longo dos encontros, nos presentearam com histórias riquíssimas, iriam fazer uma crônica falada! E fizeram! Em breve todos poderão se deliciar com a sabedoria dessas mulheres impressionantes!

...BIOGRAFIA!

Na I Coleção Literatura Para Todos, no MEC, há o livro LÉO, O PARDO, de Rinaldo do Nascimento. Uma história de lutas! Igualzinha à história das participantes do Literatura Para Todos no Dique. Durante dois encontros (28/04 e 03/05/2011) elas leram esta Biografia, depois de conhecer um pouco mais sobre o gênero. O impressionante é que eles não queriam palar a leitura! Queriam mais, estavam ávidas!


Depois da leitura, fizemos uma breve atividade (que já vem sendo exercitada desde o primeiro encontro) de contarmos um poucos dos desafios de cada uma até chegar ali.


LPT no Dique XI

MÃOS À OBRA DO CARPINEJAR

Depois de lerem os livros de Fabrício Carpinejar, as participantes do Projeto Literatura Para Todos no Dique fizeram arte: escolheram um poema ou uma crônica com que se identificaram e transpuseram aquela emoção para o papel. Isso aconteceu no dia 19/04/2011:


E as obras são essas daqui:









2 de julho de 2011

LPT no Dique X

CRÔNICAS, POESIA E BELEZA INTERIOR!

Uma verdadeira discussão foi travada sobre beleza interior quando as participantes do Projeto Literatura Para Todos no Dique receberam os livros do poeta e cronista gaúcho Fabrício Carpinejar. E eu juro, de dedos cruzados na boca, que não provoquei a discussão!

Foi instantâneo e espontâneo. Então, comecei a gravar! Depois, editei. Foi uma longa discussão sobre a beleza do poeta.




A leitura de todos os livros do autor aconteceu em 12 e 14 de abril. Foram lidos os seguintes livros, todos da Editora Bertrand:

CANALHA
O AMOR ESQUECE DE COMEÇAR
WWW.TWITTER.COM/CARPINEJAR
MEU FILHO, MINHA FILHA
TERCEIRA SEDE - ELEGIA
AS SOLAS DO SOL
CINCO MARIAS
COMO CÉU/LIVRO DE VISITAS

Depois da leitura, elas fizeram arte...